[Desafio Aceito] Ensinando as Vogais Brincando

ensinar vogais bercario maternal

Você não acha super legal quando você encontra algo super de mais na internet? E eu fico ainda mais feliz quando encontro coisas para ensinar as vogais que vou trabalhar de montão na sala de aula.

Uma das atividades que mais gostamos de fazer com os pimpolhos são as atividades de alfabetização infantil, já que de uma fora ou outra, elas serão alfabetizadas cedo ou tarde.

Mas ultimamente eu tenho tomado um cuidado especial, e só quero fazer atividades lúdicas, que nem chegam perto da lousa e giz. Sou moderninha e descolada.

E por mais que eu ache que estou antenada com tudo por passar horas na frente do computador, sempre aparece alguma coisa nova para trabalhar as vogais ou que é até antiga e eventualmente passou despercebido.

Então a seguir vou te mostrar algumas maneiras diferentes e criativas de ensinar as vogais brincando para as crianças.

Vamos ver algumas brincadeiras com as vogais para a Educação Infantil. Selecionei jogos, músicas e um pouquinho mais. Então veja até o fim.

Caixa Lúdica das Vogais

Nesta atividade do vídeo abaixo vamos trabalhar de forma muito lúdica. A criança vai começar associar a letra, neste caso a vogal, com a figura. É fácil de fazer e você pode utilizar materiais diferentes dos mostrados no vídeo e terá os mesmos resultados.

O importante no trabalho com as vogais é ter paciência para ensinar, pois são os primeiros passos da alfabetização. Pense no ensino das vogais como um projeto ao longo do ano ou semestre.

A E I O U – Grupo Triii – Música com as Vogais

Quem não curte uma musiquinha? As crianças adoram que eu sei! E não precisa ter a voz da Sandy pra puxar a roda com a turminha, já que é só dar play no youtube e começar a cantoria.

Vamos Cantar com as Vogais – Play Kids

Tenho que contar pra vocês que eu amo iPad, iPod, iPhone e ai ai ai coitado do meu dinheirinho do salário de professora, viro a noite trabalhando! Maaaas nem tudo está perdido, já que no tablet dá pra ter programas super legais pras crianças e eu sempre testo alguns com os pimpolhos da turminha e da família.

Nessas descobertas tecnológicas achei o app (jeitinho nerd de falar aplicativo) do Play Kids, cheio de jogos, brincadeiras e musiquinhas. E uma das músicas grátis é das vogais, que achei no meu queridinho Youtube.

Ela é super de mais, pois além das vogais fala dos animais, ou seja, paixão certa das crianças! Eu também gosto tanto que me pego cantarolando essa música algumas vezes por dia de tantas vezes que cantamos no nosso projeto sobre as vogais para o maternal.

Dinâmica com as vogais

Neste caso, não é exatamente uma dinâmica, mas como a ajuda das crianças é fundamental, podemos colocar esta atividade com as vogais nesta categoria e considerá-la uma dinâmica com as vogais.

Neste vídeo, você vai ver uma ideia de apresentação das vogais. Pra mim foi super divertido ver este vídeo e realmente é uma prática muito lúdica e com a participação das crianças fica realmente impossível delas não aprenderem.

Outras ideias para ensinar e trabalhar as vogais

  • Curso Alfabetização e Letramento – Prof. Deborah Costa
  • Bingo das Vogais – instruções aqui
  • Bandeja de Areia montessoriana – instruções aqui
  • Vogais pra colorir – tem um zilhão no Google
  • Faça as vogais em massinha de modelar/ argila
  • Encontrar as vogais na sopa de letrinhas
  • Fazer atividades com alinhavo com as vogais
  • Crie cartas e faça um jogo da memória das vogais e figuras com palavras que começam com a vogal
  • Faça tarefas para casa com as vogais
  • Faça um jogo de pescaria, estilo festa junina, com as vogais

Quando começar ensinar as vogais?

Apesar de não existir uma convenção, muitas escolas começam a ensinar as vogais no Maternal 1, com a criança entre 3 e 4 anos. Nesta idade, boa parte delas já se comunica oralmente, o que facilita a alfabetização.

Muitas vezes você pode pensar em ensinar as vogais de forma divertida e acaba deixando a criatividade de lado, porém o que dá mais certo é justamente o contrário, já que quanto mais criativa a atividade, maior a chance das crianças aprenderem.

Como você viu, existem muitas brincadeiras com as vogais, que vão de jogos à músicas, tudo colaborando para o aprendizado e trabalhando de forma lúdica.

Se você gostou dessas dicas lúdicas para ensinar as vogais, por favor, deixe seu comentário e compartilhe no Facebook ou por email com suas amigas! E se tiver um montão de compartilhamentos, aí eu prometo que mostro mais! Eu te ajudo e você me ajuda. Topa?!

E vê se não esquece de deixar seu comentário pra eu saber que você passou por aqui! Eu fico super feliz de saber se você está gostando ou não das minhas ideias e me empolgo cada vez mais e ficou louca para compartilhá-las.

Conheça todos os 9 ebooks que eu já produzi para você.

11 comentários sobre “[Desafio Aceito] Ensinando as Vogais Brincando”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.