Material pronto: Cartões de 0 a 10 / Alfabeto / Coordenação Motora
Brincar é coisa séria para os bebês, brincar é trabalho. É a atividade principal e primordial da criança.
Quando ela brinca, ela trabalha seu mundo interno e sua visão de mundo externo.
Antes de começar qualquer atividade de estimulação, devemos sempre prensar na faixa etária que a criança tem, e dentro da faixa etária é preciso um pouco de bom senso e conhecimento sobre o desenvolvimento dos bebês antes de mais nada.
Se você pensa que vai encontrar de tudo nesta página, quero te dizer que será totalmente ao contrário.
Estou só filtrando e selecionando atividades de estimulação, informações úteis e relevantes.
Pretendo aumentar esse conteúdo de acordo com as minhas pesquisas e descobertas sobre a estimulação para bebês.
Lembre-se que esse tema se desdobra em inúmeros outros temas, então em breve espero ter mais posts explicando cada um dos assuntos, criando assim um material rico para vocês leitores.
O que você vai ver
7 Dicas para desenvolver e estimular os bebês
- Faça os exercícios e atividades de estimulaçãoo todos os dias: as crianças precisam aprender inúmeras habilidades necessárias para as futuras atividades da prática diária.
- Tenha expectativas realistas e compatíveis com a idade do bebê: escolha atividades de estimulação que motivem realmente seu bebê. Pela resposta e interação dele, você vai perceber se o exercício é desafiador demais para ele ou não. Se, mesmo com sua ajuda, a criança não conseguir num primeiro momento, não insista, para não gerar frustração mútua. Troque por uma brincadeira conhecida e já realizada pela criança e tente novamente em outro dia.
- Construa sobre o sucesso: desenvolva a partir de atividades de estimulação nas quais ele já teve sucesso anteriormente e vá adicionando um pouco mais de dificuldade a cada uma delas. O êxito melhora o aprendizado e você pode reconhecer as limitações das crianças mais rapidamente.
- Divida a atividade de estimulação em passo a passo: a aprendizagem é dividida em estágios e fica mais fácil assim. Recompense o bebê sempre por cada pequeno passo que ele seja capaz de dar.
- Faça coisas divertidas durante a atividade de estimulação: sua voz em diferentes tons e linguagem corporal que podem motivar o bebê. Use a criatividade e lembre-se de “trocar de lugar com ele” na brincadeira ou atividade, para reforçar a interação e o interesse.
- Cuide do ambiente onde você faz as atividades de estimulação: aprender novas habilidades requer atenção e foco, em ambiente livre de interrupções, ruídos e em condições favoráveis. É preciso saber a melhor hora do dia, se o bebê está alimentado, hidratado e sequinho. Cuide da ventilação, temperatura e iluminação do local.
- Experimente! Se alguma coisa não funcionar logo de cara, você pode tentar algo diferente! Todos nós precisamos de tempo e prática para aprender coisas novas. Deixe o
seu bebê saber disso.
Primeiro Mês de Estimulação
No primeiro mês, os bebês enxergam vultos, então não adianta o mobile ficar girando.
Sua visão tem um alcance muito curto, cerca de 20 centímetros, somente o necessário para ver a mãe ao ser amamentado.
O bebê vai gostar de coisas simples, já que ele só enxerga os contrastes. Uma cortina aberta e fechada ou desenhos simples em preto e branco são suficientes para estimular sua visão.
As músicas também já são percebidas pelos bebês já nos primeiros meses de vida e são uma boa alternativa de estimulação.
Resumindo, não gaste dinheiro com móbile super colorido, que acende, multicolorido, principalmente se a grana estiver curta.
Segundo e terceiro mês de atividades de estimulação
Por volta dos dois meses a três meses, a visão do bebê começa a melhorar e ele já enxerga contorno e cores, então você pode começar a mostrar brinquedos pequenos coloridos de borracha, bonecos de pano e tentar uma abordagem mais lúdica.
Segundo trimestre
No segundo trimestre, você já pode oferecer brinquedos com formas diferentes, ursinhos que podem estimular o tato com suas diferentes texturas.
Visão e audição já estão bem desenvolvidos, e o interesse por músicas e ritmos começa a aparecer.
Quando cantar músicas, tente associar músicas com o movimento das mãos, como palmas, mãos para cima, para baixo.
No começo você pode até paracer uma louca para a criança ou para quem estiver vendo de fora, mas logo as crianças começaram a imitar os movimentos.
Terceiro e Quarto trimestre
No terceiro e quarto semestre, você pode inserir os brinquedos que fazem barulho, e os que as crianças podem brincar de colocar e tirar, como potes, vasilhas, baldes.
Também é muito legal permitir que as crianças peguem uma folha de papel para amassar, rasgar, ensinando que elas podem dividir e depois juntar novamente.
Outros tópicos futuros
- Atividades de Estimulação à fala
- Exercícios de Estimulação para engatinhar
- Estimulação para andar
Conclusão
O principal que quero deixar aqui para vocês é que dá pra ter tudo isso de uma forma barata, através dos utensílios que temos em casa.
Podem ser as vasilhas de casa, o funil, peneira de plástico, colheres de pau, caixas de papelão do supermercado para a criança entrar e sair e o pote de sorvete que só servia pra congelar feijão.
ps: este artigo está em construção, então vai ser ampliado, modificado, com mais fotos, vídeos etc 🙂
Só não quero fazer como outros sites que entopem de informação desnecessária e quero que seja uma boa referência para você, futuras mães e professoras que nos mandam tantas mensagens e comentários pelo facebook.
Beijos da Vivi – www.facebook.com/bercariomaternal
obrigada ,AMEI!
Muito interessante,Obrigada.
Obrigada por compartilhar esse material ótimo e muito rico. Eu tbm amei!
Obrigada por dedicar o seu tempo em prol de auxiliar outras pessoas.
Amei muito bom as dicas.
Obrigada pelas sugestões,são interessantes!! Beijos…
Muito obrigada pelas informações. Foi de grande ajuda… Que Deus te abençoe
Obrigada, amei!
Parabéns, muito bom!!!
OTIMO PARABENS
Muito interessante.
Está me ajudando muito.
Obrigada.
Boa noite, suas informações me foram muito útil, trabalho com bebês de 6 meses a 1 ano.
Obrigada.