[Texto] Hortas Escolares – Você precisa fazer com seus alunos

Conhecimentos Básicos Berçário e Maternal | Montessori | Números 1 a 20

Preciso dizer que uma horta escolar sempre foi um sonho pra mim e neste ano finalmente as coisas estão mais perto de acontecer. E já que comecei a fazer uma pesquisa sobre hortas caseiras e hortas escolares, resolvi dividir meus achados com vocês.

hortaescolar

O primeiro drama é o espaço, mas isso é só desculpa furada, pois achei tantas ideias que podem ser feitas em espaços mínimos que você nem vai acreditar.

Outra coisa é a finalidade pedagógica da coisa, não adianta nada ter a horta só por ela ser bonita e não servir pra mais nada.

Você pode abordar inúmeros conteúdos, falando das plantas, insetos, alimentação correta, água, o sol, etc.

E pra acabar de uma vez com o grande problema do custo, você já deve ter visto que dá pra fazer belas e funcionais ideias usando materiais reciclados, certo? De um tempo pra cá, inventam tanta coisa com garrafa PET que elas estão até concorridas!

O que plantar também é uma dúvida bem comum, mas o ideal é você testar, pois o Brasil é um país enorme, e se eu falar pra você plantar uma coisa no Sul e a mesma no Norte, isso vai ser maior furada. Ou seja, vá na loja que vende plantinhas e mudinhas da sua cidade e se informe, mesmo alface, tem algumas boas pra plantar em algumas regiões mas que não suportam a temperatura de outras.

Clica na imagem que amplia

Pra quem quiser pesquisar mais e ir mais a fundo ainda, no site da Embrapa e em outros vários sites (de qualidade e informações duvidosas) com mais informações para cada região.

Se você tiver fotos da sua horta escolar, nos mande! Vamos adorar mostrar aqui e serve de incentivo para mim e para outros professores.

Um grande beijo da Vivi e continuem de olho no nosso site e facebook! www.facebook.com/bercariomaternal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.